Conversa de Bandolim

strict warning: Declaration of views_plugin_style_default::options() should be compatible with views_object::options() in /home/drquem/public_html/bandolim.net/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_style_default.inc on line 24.

O blog Conversa de Bandolim é mantido por Fernando Duarte, editor do site Bandolim.net.

Participe do projeto Nelson Sargento - 91 anos de samba

O Galo Preto (do bandolinista Afonso Machado) prepara disco autoral comemorativo com Pedro Miranda e o prório Nelson Sargento, comemorando os 91 anos desse mestre da música brasileira.

O trabalho nasce de uma série de shows pelo Brasil em 2015 e comemora não só o compositor mas também os 40 anos de atividade do grupo instrumental Galo Preto. São arranjos inéditos para algumas obras-primas do Nelson Sargento, com a participação vocal de um dos maiores talentos da nova geração da música brasileira: Pedro Miranda.

Para saber mais e ajudar a realizar esse projeto acesse

https://benfeitoria.com/NelsonSargento

Leilão de Pertences do Jacob do Bandolim

O Instituto Jacob do Bandolim (IJB) - em parceria com a Casa do Choro - realiza no mês de agosto exposição e leilão eletrônico para venda de objetos pessoais e instrumentos musicais que pertenceram ao músico Jacob do Bandolim.

Recentemente a instituição catalogou, digitalizou e doou parte do seu acervo, com o objetivo de facilitar o acesso aos interessados. Entretanto, atendendo aos pedidos de fãs do bandolinista, alguns itens estarão disponíveis para venda.

A exposição acontecerá na Casa do Choro, situada na Rua da Carioca, número 38 – Centro, de 3 a 14 de agosto e o leilão online, realizado de 12 a 14 de agosto. No periodo de exposição, os instrumentos poderão ser testados pelos interessados cadastrados previamente no site da empresa responsável. Em breve maiores informações.

Participe! Os recursos obtidos com o leilão serão utilizados para a realização dos projetos do IJB e da Casa do Choro.

Mais informações em: http://casadochoro.com.br/stories/view/31

Academia de Cordas Dedilhadas de São Paulo

O bandolinista Rafael Ferrari convida músicos de cordas dedilhadas (bandolim, cavaquinho, violão, violão tenor, viola caipira, contrabaixo etc.) para se juntarem à Academia de Cordas Dedilhadas de São Paulo.

O grupo receberá músicos amadores ou profissionais em encontros quinzenais para a prática conjunta e discussões sobre técnica, improvisação e outros assuntos.

Os interessados devem fazer contatos pelo e-mail academiadecordasdedilhadas@gmail.com ou pelos telefones (11) 2339 3549 e (11) 94830 1728.

Jorge Cardoso se apresenta no Festival Choro-Jazz no Ceará

Em sua 6ª edição, o Festival Choro Jazz chega consolidado aos palcos do circuito musical nacional e internacional, e novamente ocorre em Fortaleza, antes de seguir para a bela e paradisíaca praia de Jericoacoara com sua já tradicional semana musical, incluindo a presença de alguns dos mais renomados músicos do mundo. O Festival, que é totalmente gratuito, acontecerá de 27 a 29 de novembro, no Anfiteatro do Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza, e de 02 a 07 de dezembro, na Praça Principal de Jericoacoara.

Aliada às apresentações musicais, o Festival Choro Jazz oferece ainda, gratuitamente, uma consistente programação pedagógica com ênfase na música instrumental, sua riqueza e multiplicidade de formas.

PROGRAMAÇÃO

27/11
21h – Duo Taufic
22h30 – Jorge Cardoso
10h – Workshop Duo Taufic

28/11
21h – Duofel
22h30 – Quarteto Só Alegria
10h – Workshop Duo Fel

29/11
21h – Miramari – Andre Mehmari e Gabriele Mirabassi
22h30 – Ricardo Silveira Quarteto
10h – Workshop Quarteto Só Alegria
JERICOACOARA
LOCAL: Praça Central da Vila de Jericoacoara

02/12
21h – Duo Taufic
22h30 – Marcio Bahia Quinteto

03/12
21h – Duofel
22h30 – Água de Moringa (part. especial Joel Nascimento)

04/12
21h – Ricardo Silveira
22h30 – François de Lima Quarteto

05/12
21h – Miramari – Andre Mehmari e Gabriele Mirabassi
22h30 – Mario Laginha Trio

06/12
21h – Filarmônica Israel Gomes
22h30 – João Donato
Programação Infantil
18:30hrs – Escola Choro Jazz Sambaíba
19:00hrs – Show Infantil Aquático (Ana Cristina)

07/12
21h – Quarteto Só Alegria
22h30 – Bandão Choro Jazz

Danilo Brito lança novo álbum

O álbum “Danilo Brito” foi lançado nos Estados Unidos no primeiro semestre deste ano e agora é apresentado no Brasil. Acompanhado de Carlos Moura no violão 7 cordas, Wesley Vasconcelos no violão, Lucas Arantes no cavaquinho e Roberto Figuerôa no pandeiro (além da participação especial do pianista André Mehmari), Danilo Brito divulga seu quinto e o primeiro feito totalmente de composições próprias.

O músico começou a dedilhar o bandolim de ainda na infância e aos 12 já se apresentava profissionalmente. Com apenas 19 anos venceu o prestigiado Prêmio Visa de Música de melhor instrumentista, no qual concorreu com 514 artistas de todo o mundo.

LANÇAMENTO DO ÁLBUM DANILO BRITO
16/11 (domingo), às 18h
Sesc Belezinho - Rua Padre Adelino, nº 1000 - Belem, São Paulo – SP.
Ingressos à venda pelo Portal Sesc SP (www.sescsp.org.br) e nas unidades.
Informações: (11) 2076-9700 / www.sescsp.org.br

Começa o festival Mandolines de Lunel

Dia 22 de outubro começa o mais famoso festival de bandolins da Europa. Durante três dias a cidade no sul da França recebe bandolinistas do mundo todo para assistir concertos e master classes com uma seleção de músicos de diversos estilos.
Este ano o Brasil é representado por Rafael Ferrari, em turnê pela europa divulgado seu trabalho Bandolim Campeiro.

Confira mais detalhes em http://www.mandolinesdelunel.com/

Marcos Moletta Múltiplo

Completando 20 anos de carreira em 2014, o multiinstrumentista e compositor carioca Marcos Moletta lança “Múltiplo” seu primeiro disco como solista, tocando: bandolim, guitarra baiana, violão tenor e rabeca.

Das doze faixas do disco, nove são composições inéditas de Marcos, outras duas de seu pai, Carlos Moletta, e uma de autoria do filho de Jacob do Bandolim, Sergio Bittencourt. Um repertório afetivo e pessoal. “Múltiplo” passeia pelo baião, pela guitarrada do Pará, pelo frevo, pelo choro, por vezes subvertendo o uso dos instrumentos tradicionais, lançando-os em novos ambientes sonoros.

Ouça e compre em http://www.robdigital.com.br/pt/site_produtos_detalhes.asp?id_tb_produto...

Curso sobre choro com Afonso Machado e Marcos Paiva

Afonso Machado (bandolinista do Galo Preto e autor do Método do Bandolim Brasileiro) e o contrabaixista Marcos Paiva, apresentarão o curso "Choro, a invenção do gênero nacional", no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc em São Paulo.

Curso: Choro, a invenção do gênero nacional
Terceira e quarta semana de outubro.
Prédio da Fecomércio R. Dr. Plinio Barreto, 285. Bela Vista, São Paulo.
R$12,00 para comerciários. R$60 para outros.
Informações: 11 32545600

Kleber Vogel e OSB tocam concerto para bandolim

No concerto do dia 25 deste mês o bandolinista Kleber Vogel (também violinista da OSB) toca o Concerto para Bandolim de Radamés Gnatalli, peça importantíssima no repertório erudito brasileiro.O programa tem ainda Ernesto Nazareth, Maestro Duda, Cláudio Santoro e Clóvis Pereira. A regência é de Lee Mills.

Sábado, dia 25 de outubro às 16h
Teatro de Câmara da Cidade das Artes

Morre o bandolinista indiano U Srinivas

O popular músico indiano, famoso por introduzir o bandolim na música Carnática, faleceu hoje (19 de setembro), em Chennai. Aos 45 anos, por complicações causadas por um transplante de fígado.

Srinivas começou a tocar aos seis anos de idade e usava um bandolim elétrico, modificado para se adaptar às características da música indiana. Durante sua carreira ganhou vários prêmios e fez importantes apresentações internacionais. Recentemente passou por um turbulento processo de divórcio.

O Primeiro Ministro indiano Narendra Modi lamentou a morte do músico em seu twitter oficial, lembrando a dedicação e contribuição de U Srinivas à música.

Divulgar conteúdo
Clicky Web Analytics