Iniciantes

O Bandolim

Olá, amigos! Esta coluna será o ponto de encontro para quem está entrando no mundo do bandolim. O objetivo é conversarmos sobre as dúvidas frequentes dos iniciantes e traçarmos alguns caminhos para quem vai seguir adiante. Assim, é importantíssimo que os bandolinistas novatos por toda a internet façam contato para que a coluna melhore a cada publicação. Na nossa primeira coluna falaremos um pouco do instrumento, seu desenvolvimento e suas possibilidades.

De origem européia, o bandolim chegou ao Brasil pelas mãos de italianos e portugueses. Sua origem se confunde com a de outros instrumentos de corda mas peças escritas especificamente para o bandolim existem ao menos desde o período barroco. Sua utilização na música erudita ficou registrada em obras de mestres com Vivaldi, Mozart, Beethoven e outros. Quanto à produção popular, só pode ser melhor apreciada com a popularização da gravacão fonográfica, a partir do início do século XX. Espalhado por vários continentes, nosso instrumento se incorporou a diversas formas de músicas populares. Graças à sua versatilidade e portabilidade se adaptou a orquestras, festas de rua portuguesas, música indiana, rodas de choro e várias outras manifestações. Em outras colunas do site é possível ficar mais inteirado sobre algumas dessas formas de tocar o instrumento.

O bandolim é um instrumento polifônico, ou seja, capaz de produzir várias notas simultaneamente. Por isso se presta tanto para o papel de solista como o de acompanhador, como o violão ou o piano. No Brasil e no choro, usualmente estamos no papel de solista, fazendo as melodias, improvisos ou contrapontos. Mas é perfeitamente eficaz assumirmos o papel de um cavaquinho ou violão fazendo o "centro", ou seja, o acompanhamento rítmico com acordes. Músicos mais habilidosos são capazes de fazer simultaneamente melodia e acordes, num estilo que projetou Hamilton de Holanda e seu bandolim de dez cordas e está fazendo escola para nosso instrumento. Estaremos abordando aqui os princípios dessas funções, em uma visão geral sobre solo e acompanhamento.

Se você ainda não tem conhecimento básico de teoria musical (teoria, harmonia, etc.) o ideal é que procure um professor para acompanhar seus estudos e resolver logo no início eventuais problemas. Todos os assuntos tratados nessa coluna serão direcionados ao iniciante mas eventuais dúvidas sempre surgirão e nenhum site ou método pode substituir a ajuda de um bom professor. Aqui mesmo, no site Bandolim, é possível encontrar uma lista de professores em todo o país.

Fechamos esta primeira coluna com algumas sugestões de métodos
Infelizmente a bibliografia do bandolim ainda é pequena quando comparada com outros instrumentos mas existem bons métodos disponíveis, principalmente pela internet. Sabemos que a forma de tocar bandolim no Brasil é única mas publicações estrangeiras certamente podem nos ajudar muito, tanto em técnica quanto em nível de informação. O único método que se dedica à forma brasileira de tocar o instrumento é o Método do Bandolim Brasileiro, de Afonso Machado.

Na próxima coluna falaremos sobre a escolha de um instrumento, palhetas, cordas e outros acessórios.

Métodos sugeridos

Bandolim:
Método do bandolim brasileiro, Afonso Machado
The complete mandolinist, Marilynn Mair
Mandolim method, Rich Del Grosso

Teoria:
Teoria da música , Bohumil Med
Guia Teórico-Prático (Ditado rítmico), Pozolli
Harmonia - Método Prático vol. 1, Ian Guest
Improvisação vol. 1, Turi Collura

Fernando Duarte, músico e editor do Bandolim.net.

Comentários

Bandolim

Muito massa o site e a coluna também. Estou começando agora no bandolim e quero dar meus parabéns para vocês por que o site ta divino !

Abraços

Paulo Roberto

Futuro Bandolinista

Parabéns pelo elegante e valioso sítio.
Como membro entusiasmado e recém-chegado ao virtuoso mundo bandolinístico, venho aqui pressioná-los para que publiquem a próxima coluna que dará seguimento a esta que comento. Vamos, vamos! Nós, iniciantes, não temos tempo a perder!

Brincadeiras à parte, obrigado por disponibilizar este vistoso e promissor ambiente de estudo. Fiquei feliz de ter encontrado. Estou acompanhando as publicações.

Um abraço,

Brunno Ferraz

Parabéns pelo site e pela iniciativa

Quando adolescente tive um professor de violão no Rio que fazia parte de um conjunto chamado "Noites cariocas" e promovia em sua casa saraus com os regionais de chorinho. Eu não tinha idéia da grandeza dos músicos que freqüentavam a casa do Seu Manoel. Jacob do bandolim, Dino das setes cordas e mão de vaca eram alguns dos que me lembro. Hoje com 40 anos e apaixonado por chorinho percebo que a a falta de maturidade não me permitiu absorver todo conhecimento que estava tão perto, mas como nunca é tarde para começar esse site caiu do céu, pois o instrumento que sempre me fascinou no Chorinho é o bandolim, ainda bem que vocês tiveram a iniciativa de resgatar esse instrumento de som ímpar. parabéns e muito obrigado.

Nilo Correia

Maravilha!!!

Fernando o sit está maravilhoso!!!
Gostei de tudo e tenho ceteza que vai me auxiliar muito
em meus estudos. Com muito prazer divulgarei para os colegas musicos e amantes do bandolim.
Grande abraço e muito sucesso!!

Parabens

Fernando,

Estou começando agora... meu parabens pelo artigo, e estarei acompanhando de camarote.

Allan Moreira

Parabéns pelo site!

Caros senhores,
também estou começando agora, no bandolim. Ando passeando um pouco pelos violões e harmônicas, mas agora resolvi encarar este instrumento que ficou consagrado como genuinamente brasileiro pelo Choro.
Como iniciante também careço de pontos de apoio para "auto-estudo". Quanto a isto creio que este site está de parabéns pois nos dá todo esse "leite materno" inicial para o Bandolim. Muito obrigado pelas dicas. Parabéns pelo site!!!
Carlos Eduardo

Clicky Web Analytics